Vantagens com Energia Solar
Confira abaixo as Vantagens de se ter Energia Solar no seu Imóvel
A economia só não chega a 100% pois o consumidor ainda precisa pagar a taxa mínima para a distribuidora. Essa taxa mínima é formada pela taxa de iluminação pública local somada ao custo de disponibilidade da energia (tipo de alimentação contratada: monofásico, bifásico e trifásico) que a distribuidora cobra para manter a estrutura de distribuição de energia à disposição do consumidor, visto que o sistema fotovoltaico é conectado à rede elétrica.
Mas mesmo com a cobrança da taxa mínima todos os meses, a conta de luz fica muito mais barata.
No final do mês a conta de luz apresenta os dados de produção de energia elétrica pelo sistema solar. Estão discriminados o total de kWh que a unidade injetou na rede elétrica, bem como a quantidade que consumiu. Caso o saldo seja positivo, o usuário não terá de pagar pelos kW (apenas a taxa mínima), e a diferença vai para um saldo acumulado conhecido como crédito de energia.
Economia com Energia Solar
- Até 95% de
Ao instalar painéis fotovoltaicos no seu imóvel você poderá economizar até 95% em sua conta de luz ao abastecer o local com energia solar durante o dia.
Algumas cidades brasileiras já dão desconto entre 10% até 100% no IPTU (o chamado “IPTU Verde”) para o contribuinte que construir ou reformar a sua casa ou empresa implantando sistemas eco eficientes em sua obra, como os de geração de energia.
Caso precise ser vendido ou alugado — construções com soluções sustentáveis podem ter até 30% de valorização de mercado, do valor inicial.
- Valorização do Imóvel
Mas mesmo com variações no clima em dias chuvosos ou nos dias em que o sol estiver parcialmente ou totalmente encoberto a geração é garantida, mesmo que a captação seja um pouco reduzida nesses dias, pois a irradiação do sol, embora algumas regiões tenham maior potencial energético que outras, sempre estará disponível, já que os painéis fotovoltaicos nunca param de gerar energia durante o dia. Por isso, podemos contar com uma captação de energia alternativa natural, vinda de uma fonte gratuita, muito eficiente, limpa e inesgotável.
Quanto maior a frequência de radiação solar sobre as placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida. As placas captam a energia também em dias chuvosos e nublados.
- Energia Sustentável
Gerando a própria energia você pode ter créditos de energia que é quando o sistema gera mais energia do que você consome mandando o excedente para a rede elétrica. Durante a noite ou nos dias com baixa produção de energia, você pode usar desses créditos e ainda pode distribuí-los para outros imóveis que estejam em seu nome e na mesma área da distribuidora utilizando-os em até 5 anos.
Adequado para zonas rurais ou isoladas onde a rede elétrica não chega ou sua instalação é complicada ou dispendiosa.
- Gerar a Própria Energia
- Em relação a manutenção (basta limpar os painéis de seis meses a um ano).
- Devido a longa vida útil dos painéis, faz com que tenham excelente custo-benefício se pagando após alguns anos de utilização.
Os painéis fotovoltaicos costumam ter longa vida útil (em torno de 25 a 40 anos), tem instalação simples e pouca necessidade de manutenção.
- Baixa Manutenção do Sistema de Energia
-
É versátil e confiável, sendo utilizado até mesmo em satélites.
-
O sistema fotovoltaico é totalmente silencioso.
-
Criação de empregos verdes e para dinamizar a economia local através de projetos de vanguarda.
Pode ser instalado praticamente em qualquer lugar com sol (no telhado, no chão ou até mesmo de forma flutuante), seja em residências ou corporações.
- Outras Vantagens
Desvantagens:
-
O alto investimento inicial para compra dos equipamentos, mas a médio ou longo prazo geralmente essa iniciativa compensará financeiramente por conta da economia de energia.
-
Dificuldade para se armazenar a energia que não é utilizada imediatamente. Para ter um estoque de energia solar fotovoltaica nos sistemas Off Grid (e poder utilizá-la durante a noite ou em dias chuvosos e nublados), é necessário a instalação de uma bateria, o que encarece o preço do sistema.
-
No caso dos sistemas On Grid, não é necessária a instalação de baterias — já que a rede elétrica pode fornecer energia nos momentos em que os painéis fotovoltaicos não puderem captar energia solar. Porém, quando há queda da rede elétrica, o inversor do sistema On Grid para de funcionar como medida de segurança, o que pode deixar o consumidor momentaneamente sem energia se não houver outra fonte. Recentemente, os sistemas On Grid têm sido instalados também com baterias, para ajudar nos momentos de queda de energia. Em algumas situações as baterias também podem ajudar armazenando energia para evitar o consumo em horários onde as tarifas são mais caras.
Vale a pena investir em energia solar fotovoltaica?
Sim, por causa do custo-benefício e a economia a longo prazo. Instalar o sistema de energia solar fotovoltaica é um investimento que, mesmo que seja necessário recorrer aos financiamentos disponíveis para esse fim, você quase “zera” sua fatura de energia elétrica e terá a possibilidade de ter créditos extras. Desse modo, o investimento poderá ser pago em poucos anos.
Para simulação de sua economia, orçamento ou dúvidas: preencha o formulário
Entre em contato para fazermos a simulação de quanto você poderia economizar instalando o Sistema de Energia Solar Fotovoltaica. Ficaremos felizes em te atender.
Crédito de Energia
Muitas vezes um sistema fotovoltaico gera mais energia solar do que o local consome e essa energia em excesso é injetada na rede pública gerando créditos de energia. No Brasil, a energia excedente não pode ser vendida, mas você pode usar esses créditos de energia:
-
Durante a noite.
-
Em dias nublados com baixa produção de energia solar.
-
Você pode distribuir em outras unidades consumidoras que estejam em seu nome e na mesma área da distribuidora.
-
Esses créditos de energia podem ser usados em até 5 anos.
Por outro lado, se a sua geração de energia for menor que o seu consumo, você automaticamente utilizará os créditos que possui. Caso não tenha créditos ainda, pagará à distribuidora a quantidade que precisou pegar da rede elétrica.
Se a geração for igual ao consumo, você não acumula e nem consome créditos.
O sistema de créditos só é possível nas instalações On Grid, ou seja, quando há ligação com a distribuidora de energia elétrica.
A eficiência de um
Sistema Solar Fotovoltaico
A eficiência de um sistema solar fotovoltaico pode variar bastante, dependendo de fatores como:
-
Localização do projeto (o que influencia na quantidade de radiação solar que receberá).
-
Condições do clima.
-
Qualidade e tempo de uso dos equipamentos instalados (como placas solares, inversores e controladores).
-
A instalação também pode impactar diretamente na capacidade das células fotovoltaicas em produzir energia, como a inclinação em que os módulos estão dispostos ou casos de sombreamento (dois exemplos de situações que podem reduzir a geração de energia).